A Feiticeira Wiki
Register
Advertisement
ATOR
Dick York

Dick york1

Papel James Stephens
Número de episódios 156
Sexo Masculino
Data de Nascimento 4 de setembro de 1928
Idade 63 anos (morte)
Morte 20 de fevereiro de 1992
Cônjuge Joan Alt (1951-1992)

Richard Allen York, mais conhecido como Dick York (Fort Wayne, 4 de setembro de 1928 — Grand Rapids, 20 de fevereiro de 1992) foi um ator dos Estados Unidos da América, célebre por sua participação no seriado A Feiticeira, como Darrin Stephens, marido da personagem Samantha, interpretada por Elizabeth Montgomery.

No Brasil, o nome do personagem na dublagem foi trocado por James Stephens, pois soava melhor a pronúncia do que Darrin.

Dick York sofreu um acidente automobilístico em 1959, e a partir daí passou a sentir fortes dores na coluna. Para amenizar as dores, ele viciou-se em calmantes e tranquilizantes, que escondia em vários locais do camarim. Com o agravamento do problema, York começou a faltar nas gravações e vários episódios foram reescritos, sem seu personagem. No final da 4ª temporada, ele começou a faltar e na 5ª, era evidente a sua ausência. Ele temia ser substituído. A desculpa dada no desenrolar da trama era a de que ele estava viajando a negócios. Com muitas ausências, os produtores decidiram que o ator titular deveria ser substituído imediatamente. O seu último trabalho na série foi Os Magos das Olimpíadas no encerramento da 5ª temporada. Como num passe de mágica, a partir da 6ª temporada, o ator Dick Sargent assumiu seu personagem até o fim da série.

Anteriormente, Dick York participou de outras séries de TV, como Cidade Nua e Além da Imaginação.

Faleceu vítima de enfisema pulmonar, em fevereiro de 1992. Foi fumante até o fim de sua vida.

Ele era casado com Joan Alt desde 1951. O casal teve 5 filhos, sendo 3 meninas e 2 meninos.

Curiosidades[]

  • O ator escolhido para ser James Stephens da série deveria ser Dick Sargent, mas como Sargent estava envolvido em outro projeto, os produtores tiveram que fazer uma maratona de testes onde o vencedor foi Dick York.
Advertisement